flor da cana do brejo

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Passeio

                                                                                   (Marcelo,
                                                                                   as nuvens desarrumaram as estrelas.
                                                                                   Não posso arrumá-las como pediste.
                                                                                   Dou-te um poema. Serve?)
                                                                                  
                                                                                     


o tempo roda
                     na roda
                     do velocípede

              o sol é claro em teu rosto
                                                    rosto sem tempos

                                  pequeno menino

                      mas vamos juntos

                                                    tu inocente
                                                    tu sem conceitos

                                         e eu com defeitos
                                         angústias de tempos
                                         misérias, injustiças

                      mas vamos andando

                                          e eu vou acreditando

                                                    que o teu pé no pedal
                                                                             é o passo
                                                                             questionando o esquema
                                                    que o teu sorriso é
                                                                               a denúncia exata
                                                                               de haver tristeza
                                                     que o teu tombo
                                                                               tua boca sangrando
                                                                               são como meus sonhos
                                                                               minha boca em silêncio
                                                      que a tua mão no chão
                                                                               arranca da terra
                                                                               o perfil
                                                                               o traço da insatisfação

                      mas vou aprendendo

                                                     um pouco contigo
                                                     um pouco comigo

vou crendo que um dia
minha poesia
palavra-instrumento
produzirá reformas
nas antigas formas

então
meu pequeno
eu abrirei um livro de histórias
de novas Histórias
e viveremos as páginas
de um novo mundo
de meninos livres.




(poema publicado originalmente na Revista VEREDAS - Revista de Letras e Artes - Osaco, 1977, na primeira página. Ilustração de Nelson Calazans; não foi possível reproduzir.
Lúcia da Silva Gomes tem 21 anos. Poeta e contista, colaborou com as revistas "Inéditos" e "Saga", e os jornais "Tribuna da Imprensa" e "O Estado de Santa Catarina", entre outros.)



Nota da autora: esse poema foi escrito aos 19 anos para o meu sobrinho Marcelo Gomes de Queiroz, quando ele tinha dois anos e pediu-me para arrumar as nuvens porque elas tinham dessarumado as estrelas.
Hoje, dia 19 de fevereiro, Marcelo faz aniversário. São esse momentos felizes o que de melhor posso ofertar.





Marcelo
Foto: Lúcia Gomes
















                                                                                       
                                                                                 

15 comentários:

  1. Muito bom ler esse poema de uma época em que o país fervilhava culturalmente. As oportunidades eram para todos. Fico feliz por você ter resgatado "Passeio" do baú de memórias.
    Sim: sua poesia sempre foi "palavra-instrumento"
    Continue a rodar o tempo com recordações tão boas.

    Um beijos,
    Luís Fernando

    ResponderExcluir
  2. Sempre aprendemos: um pouco com a gente, um pouco com os outros.
    As crianças tem esse dom: ensinar com um sorriso.
    Muito bonito esse poema e a homenagem feita ao sobrinho.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. "então
    meu pequeno
    eu abrirei um livro de histórias
    de novas Histórias
    e viveremos as páginas
    de um novo mundo
    de meninos livres."

    Que passeio bonito,Lúcia!Pude acompanhá-los devagar,ao ritmo das pedaladas infantis,ouvindo histórias encantadas e olhares amorosos entre o adulto que aprende e o menino distraidamente brincando e ensinando. Parabéns!!!
    Obrigado por partilhar esse presente. Igz

    ResponderExcluir
  4. O rosto sem tempo da infância constrói as pedaladas, os passos, do adulto que acompanha, no olhar do menino, a História do país e a história particular da convivência dos dois.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. "então
    meu pequeno
    eu abrirei um livro de histórias"

    São essas histórias a nos encantar desde a sua juventude que impulsionam o pedalar para você continuar sempre a reinventar a vida com encanto e graça.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. A disposição do poema na "folha em branco" reforça o texto. O andar incerto de um menino de dois anos e a menina de dezenove seguindo seus questionamentos e passos, cuidando dele. Belo texto, Lúcia. Um passeio pela boa e atual poesia...

    ResponderExcluir
  7. passeio,muito lindo,de tia para sobrinho,fala de amor cuidado,lembranças que ficarão registradas não só na memória,mas tb escritas em forma de poesia,que retrata o carinho da escritora.

    ResponderExcluir
  8. vou crendo que um dia
    minha poesia
    palavra-instrumento
    produzirá reformas
    nas antigas formas

    Gostei desta parte, luz e paz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrito em plena época da Ditadura Militar, sonhava com um mundo melhor. Grata por tuas palavras.

      Excluir
  9. Lindo poema. Quanto carinho em suas palavras.

    ResponderExcluir
  10. Muito show esse poema. Me senti na minha infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Adinalzir, fui tia muito cedo. Marcelo, até os três anos me chamava de "mãe". Convivi muito com a infância dos meus sobrinhos. Assim que possível, vou postar meus "contos de memórias".

      Excluir